Igreja Barroca

O Dia Nacional das Artes é comemorado anualmente no dia 12 de agosto, celebrando e abrangendo as mais diversas manifestações artísticas. Esse dia serve para valorizar o profissional que cria, expressa ou executa sua obra de caráter cultural. Em agosto também se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no dia 17 desse mês, marcando a homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, um grande defensor do patrimônio histórico brasileiro.
Entretanto, para Itajaí, agosto também se destaca pelo aniversário de um dos mais expoentes artistas locais. José Bonifácio Brandão — conhecido como Dide Brandão — nasceu em 6 de agosto de 1924 e teve reconhecimento artístico a nível nacional, apesar de não ter o mesmo reconhecimento dentro de Santa Catarina. 

Dide foi um exímio pintor, desenhista e escultor, estudante na extinta Escola Nacional de Belas Artes, recebeu inúmeros prêmios nacionais, como, por exemplo, a Menção Honrosa no V Salão Municipal de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e o prêmio João Dault de Oliveira.

A obra intitulada “Igreja Barroca”, sem data, foi cedida pela sobrinha do autor, Vanda Maria Brandão da Veiga em 1984. Hoje, o acervo pertence ao Museu Histórico de Itajaí.

Carregando