• Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Instituída em 1976, a Fundação Genésio Miranda Lins, é a primeira instituição pública de Itajaí voltada aos fins culturais. Em mais de 35 anos, promove, apoia, incentiva e patrocina ações nos campos da educação, cultura e áreas correlatas, capacitando seu corpo técnico e ampliando seus acervos.

Instalado definitivamente em 2001 na Casa Lins e no prédio anexo, abriga o Arquivo Público de Itajaí (criado em 1985), composto pela Biblioteca de Apoio, Hemeroteca, Acervo Iconográfico e pela documentação pública de caráter permanente do Município, contando, ainda, com setores de Conservação e Restauro, Laboratórios de História Oral e Editoração e Educação Patrimonial. Local de pesquisa por excelência, atende a estudiosos e acadêmicos do Estado de Santa Catarina e de outros Estados da Federação que buscam fontes documentais para seus trabalhos.

É a mantenedora do Museu Histórico de Itajaí, do Centro de Documentação e Memória Histórica e do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. Através destas unidades culturais, a história de Itajaí e região é apresentada em seus mais variados aspectos, seja pelas exposições temáticas dos museus, das manifestações culturais locais ou das fontes documentais pesquisadas.

Horário de atendimento: segunda à sexta, das 8h às 18h.

Carregando